Ter filhos é um dos principais sonhos da maioria das pessoas. A gravidez é um momento especial e a hora do parto costuma ser inesquecível. Apesar das dificuldades que existem neste processo, toda a alegria de ter um bebê nos braços compensa qualquer enjoo, dor e os gastos extras, bem como as mudanças na rotina da família. Contudo, é preciso ter algumas informações antes de engravidar.
É crescente o número de famílias conscientizando-se que a gestação planejada é necessária para evitar complicações para a gestante e o bebê. As vantagens de ter um planejamento familiar para engravidar são muitas. Entre elas, determinar o momento ideal para que a gestação ocorra e a possibilidade de ter cuidados pré-concepcionais adequados, o que não é possível com uma gravidez não planejada.
Este conteúdo tem o objetivo de dar dicas sobre o planejamento para engravidar, elencar os cuidados pré-concepcionais e demonstrar a importância de uma consulta pré concepcional. Você vai saber o que é preciso fazer antes de engravidar e, também, teremos orientações para as mulheres que estão há alguns meses tentando e ainda não conseguiram engravidar.
Antes de engravidar é preciso planejamento
Não são raros os casos em que algumas mulheres engravidam sem planejamento e passam por diversas situações que poderiam ter sido evitadas. Desde os gastos inesperados, muitas vezes, crises no relacionamento, até intercorrências gestacionais desagradáveis. Saber como planejar a gravidez – e fazer isso – será algo de extremo valor.
Do ponto de vista clínico, as questões de saúde física, emocional e ambiental são fundamentais. Para uma concepção segura, devemos ter uma gestante plenamente saudável. Lembrando que a saúde do pai também é muito importante.
A intenção do médico é identificar doenças e fatores de risco que dificultem a gravidez espontânea, ou que aumentam as chances de complicações gestacionais, como abortamento, hipertensão, diabetes gestacional, trabalho de parto prematuro, dentre outros .
Importância da consulta pré-concepcional
É durante a consulta pré-concepcional que você poderá tirar todas as suas dúvidas e fortalecer o vínculo com o seu médico, que acompanhará você até o momento do parto. A partir desta consulta, você estará iniciando uma jornada para ter uma gravidez segura.
Esta consulta tem o objetivo de realizar a avaliação inicial, com exame clínico e ginecológico, e dar orientações a respeito da saúde do casal antes de engravidar. A consulta pré-concepcional é de extrema importância, também, para quem já tentou, mas ainda não conseguiu a gestação.
Um dos motivos mais importantes para agendar uma consulta pré-concepcional, com seu ginecologista, é o check-up de saúde, que será feito através de exames laboratoriais, como hemograma completo, glicemia, urina e fezes, bem como a tipagem sanguínea da mãe e do pai e os exames de sorologia, para o diagnóstico de algumas doenças.
A partir daí, você já deve receber orientações individualizadas sobre alimentação, atividade física ou tratamento de patologias, quando necessário. Também já deverá sair do consultório sem dúvidas e pronta para dar os próximos passos, rumo a concepção do seu bebê.
Outros cuidados pré-concepcionais
Alguns cuidados pré-concepcionais podem ser iniciados mesmo antes de uma consulta com seu médico. Maus hábitos devem ser interrompidos, como o tabagismo e a ingestão de álcool em excesso, bem como o uso de outras drogas lícitas ou ilícitas. E não deixe de tomar os medicamentos prescritos pelo seu médico.
O tabagismo, uso de drogas e o consumo de álcool são proibidos durante a gestação e já devem ser evitados antes de engravidar, contando com ajuda especializada se necessário. Esses maus hábitos reduzem a fertilidade do casal e, durante a gravidez, podem provocar diversos problemas, como abortamento, malformações fetais e baixo peso. Além disso, podem causar algum tipo de deficiência física, mental, cognitiva ou comportamental na criança, relacionadas à chamada Síndrome Alcoólica Fetal – SAF.
Além de procurar ter hábitos mais saudáveis, com alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios físicos, esse também é o momento de:
- Atualizar o seu cartão de vacinas;
- Iniciar a ingestão de ácido fólico para prevenção de malformação do tubo neural do bebê;
- Consultar o seu dentista se necessário, já que a doença periodontal já foi associada a complicações durante a gravidez, como partos prematuros.
Veja também os cuidados após ter a gestação confirmada.
Obviamente, também existem cuidados a serem observados após confirmar a gravidez. A esses cuidados, damos o nome de Acompanhamento Pré-Natal e temos um artigo completo sobre o assunto, aqui no site, que você pode conferir neste link.
Os cuidados durante a gestação envolvem alguns exames essenciais e obrigatórios, por isso, é extremamente importante, após engravidar, iniciar o acompanhamento pré-natal o mais cedo possível. Quando a gravidez é planejada e você realizou a consulta pré-concepcional, tudo acontece de forma mais simples.
Dúvida: não consigo engravidar, o que fazer?
É mais comum do que parece, que casais não consigam engravidar, imediatamente, após as primeiras tentativas. Então, se sua gestação também não está surgindo no prazo que você esperava, não deve desesperar, temos aqui algumas orientações.
A chance de um casal saudável engravidar de forma natural a cada ciclo menstrual é de aproximadamente 20%. E a maioria dos casais, cerca de 85 a 90%, conseguem engravidar após um ano de tentativa. Assim, tenha calma, pois ficar ansiosa tornará o processo mais estressante e menos divertido para o casal. A dica é que se tudo está no prazo esperado, já fez a sua consulta pré- concepcional e a saúde do casal foi confirmada, então curta esse momento, porque essa conduta pode facilitar tudo.
Deve- se ter atenção à idade da mulher pois, após os 35 anos, a quantidade e a qualidade dos óvulos começam a diminuir. Portanto quanto mais cedo a mulher resolver ter um filho, mais fácil deverá ser esse processo.
Assim, caso a mulher tenha menos 35 anos, o recomendado é procurar um especialista em reprodução humana, para investigar o motivo da ausência de gravidez após um ano de tentativa. Já as mulheres acima de 35 anos devem procurar ajuda mais cedo, após 6 meses de tentativa.
Mas, na grande maioria dos casos essa dificuldade consegue ser contornada pelas técnicas de reprodução assistida, com diversos tratamentos disponíveis, de forma que seu sonho de ter um filho ainda poderá se tornar realidade.
Dessa forma, se você está tentando engravidar, se está apenas pensando na possibilidade, ou acredita que tem dificuldade para engravidar, é muito importante agendar uma consulta com seu ginecologista e obstetra. Nesta consulta você irá esclarecer as suas dúvidas, sendo essencial o acolhimento, atenção e aconselhamento do especialista.