A dificuldade para engravidar pode ter profundo impacto na vida dos casais. Uma avaliação diagnóstica inicial completa deve ser realizada para identificar as causas de infertilidade.
De acordo com a causa da infertilidade será escolhido o melhor tratamento para cada casal. É importante lembrar que a idade da mulher tem papel significativo no sucesso da vida reprodutiva, o que requer maior rapidez no diagnóstico e tratamento.
Saiba agora o que é infertilidade, quais as suas causas mais comuns e quando procurar ajuda para engravidar.
O que é infertilidade?
A infertilidade é definida como a ausência de gravidez após 12 meses de relações sexuais frequentes e sem a utilização de métodos contraceptivos. Essa dificuldade para engravidar pode atingir até 80 milhões de pessoas em todo o mundo e estima-se que cerca de 1 em cada 6 pessoas em idade fértil apresentam alguma forma de infertilidade.
A avaliação da infertilidade conjugal deve ser iniciada pela identificação da história clínica, exame físico e realização de uma série de exames. Essa abordagem sempre deve ser realizada em ambos os parceiros. Em geral, 1/3 dos casos de infertilidade é causado por fatores femininos, 1/3 por fatores masculinos e 1/3 pela associação dos dois fatores femininos e masculinos ou por causas desconhecidas.
Aprenda mais sobre infertilidade feminina, infertilidade masculina e os tratamentos de
Reprodução Assistida visitando os demais artigos aqui no site.
Quando procurar ajuda?
Muitas pessoas que estão tentando engravidar, tem dúvidas em relação ao momento em que é realmente necessário procurar ajuda médica.
Vamos, então, pontuar algumas situações que indicam a necessidade de procurar um especialista em reprodução humana para iniciar a investigação de um casal com queixa de dificuldade para engravidar:
- Caso a mulher apresente menos de 35 anos e não conseguiram engravidar após 1 ano de atividade sexual sem utilizar métodos contraceptivos;
- Caso a mulher apresente mais de 35 anos e não conseguiram engravidar após 6 meses de atividade sexual sem utilizar métodos contraceptivos;
- Mulheres com história de dois ou mais abortamentos;
- Mulheres com ciclo menstrual irregular, ou com intervalo entre os ciclos maiores que 35 dias ou menores do que 25 dias;
- Casal com história de doença genética, com chance de passar essa anormalidade a para os futuros filhos;
- Homens com baixo número de espermatozoides ou problemas relacionados a fertilidade;
- Mulheres com doença tubária conhecida ou endometriose;
- Problemas durante a relação sexual, como dor ou problemas de ereção ou ejaculação;
- Ou Casais com história clínica, familiar ou exame físico, relacionados à infertilidade.
Quais são as principais causas de infertilidade?
- Problemas masculinos: alterações na quantidade de espermatozoides, na sua capacidade de movimentar (motilidade), na sua forma (morfologia) ou no seu funcionamento e transporte adequado;
- Fator tuboperitoneal ou alterações nas tubas uterinas, principalmente as obstruções;
- Disfunção ovulatória ou alterações dos ovários;
- Fator uterino ou distorções da cavidade uterina;
- Infertilidade sem causa aparente;
- Dentre outros problemas.
A depender da causa de infertilidade, idade da mulher, tempo de infertilidade e características individuais do casal, poderá ser indicada a realização das técnicas de reprodução assistida (TRA), que envolve a manipulação in vitro de gametas e embriões com o objetivo de obter a gravidez.
Como por exemplo: a fertilização in vitro (FIV), injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI), transferência de embriões, criopreservação de gametas e embriões, testes genéticos pré-implantacionais, entre outras.
Há também as técnicas de baixa complexidade como a Inseminação artificial e a relação sexual programada.
São diversas as causas de infertilidade, e existem muitos tratamentos que podem ajudar a realizar o seu sonho de ter um filho. Por isso, se está com dificuldade para engravidar, procure ajuda de um especialista, agende uma consulta.